sábado, 23 de março de 2013

Esfumar ou esfumaçar?


Você que adooora pintar os olhos, acha lindo aquelas maquiagens ''smokey'', mas sempre se atrapalha na hora de elaborar? Acha que fica muito carregado, e não consegue produzir o mesmo efeito? Pois continue lendo que agora você vai saber tudo!

Algumas pessoas fazem confusão na hora de dar nome, algumas falam esfumaçar, outras esfumar...Então aqui vai o significado diretamente do dicionário:

  • Significado de Esfumar - Esbater os traços de lápis de um desenho. Cobrir de sombreado levemente esbatido; desenhar a carvão.V.pr. Fig. Apagar-se; desaparecer pouco a pouco: recordações que se esfumam.

  • Significado de Esfumaçar - Esfumar; enegrecer com fumaça. Defumar alimentos.

Então a partir de agora, você vai esfumar sempre!

Esfumar nada mais é que tornar a cor um pouco mais branda, fazendo uma transição de cor entre a sua pálpebra e a área adjacente.

Existem duas maneiras de criar estre efeito:

  • Usando uma sombra marrom (de cor clara/média): a sombra marrom é usada para dar profundidade ao olhar, e também pode ser usada para tornar a transição entre sombra da pálpebra ea área superior aos olhos mais suave. Esta é a forma mais fácil de fazer, pois não requer que você tenha muita habilidade, e é mais rápido. Pode ser usada com qualquer outra cor de sombra. Deve ser depositada sobre a sombra da pálpebra até um pouco acima, e esfumada até criar um degradê entre as duas sombras e a pele, não deve ter delimitação de onde termina a outra sombra e começa a marrom, conforme a imagem abaixo. Usei como exemplos sombras escuras, mas você pode usar as sombras que quiser.
Conseguem perceber onde a sombra foi posta e depois esfumada, criando o degradê?

  • Usando somente a sombra da pálpebra: não requer que você adicione sombras para esfumar, porém, você vai precisar de mais habilidade e tempo para que o esfumado crie realmente o degradê de cores. É um pouco mais difícil, pois se você não esfumar direito, vai acabar com uma linha de sombra embaixo da sobrancelha.


Sabendo disso, vamos ao pulo do gato! Para criar este efeito, não importa o que você use, você pode fazer com: um pincel de cerdas naturais fofo, um cotonete, ou os dedos. Eu acho muito mais fácil fazer com o pincel ou com o cotonete, mas se você tiver habilidade com os dedos, vá sem medo. O truque é fazer movimentos leves de vai e vem, assim você vai observar que a cor vai se misturando a pele e digamos assim, ''sumindo''



Dicas: se você usa primer para sombras, não aplique ele na região onde você quer esfumar, porque primers em geral fazem a sombra grudar,  sem eles o esfumado fica mais fácil.

Dúvidas? Comentem!

Nenhum comentário: