quarta-feira, 3 de abril de 2013

Você sabe mesmo qual tipo de cabelo você tem e do que ele precisa?

Você assiste a milhares de propagandas de produtos para cabelo, são tantas opções que prometem deixar os fios hidratados e lindos, que você nem sabe o que comprar não é?

Loiras, morenas, coloridas e ruivas!

Muita gente sai comprando um montão de coisa, sem saber se aquilo vai fazer bem pro cabelo, influenciado só pela propaganda. Mas não se deixam enganar, porque a realidade é outra!

Pra você saber O QUE comprar e em que ordem ir utilizando as coisas, você antes de tudo tem que saber como seu cabelo se comporta. Não adianta comprar o shampoo mais caro, se ele vai deixar seu cabelo mais seco que espantalho velho né?

Tipos de cabelo: Independente da cor, existem três principais tipos de cabelo, e cada tipo tem uma necessidade diferente.

  • Cabelos secos: Geralmente os que mais sofrem são os cabelos encaracolados e ondulados. Há pouca produção de óleo então o cabelo é muito mais danificado.(Evite usar chapinha, descolorir, etc) Demora dias para ficar com aspecto sujo. O cabelo é volumoso e  rebelde porque como não tem nutrientes, ele flutua. Quem tem cabelo seco deve usar shampoos perolados/leitosos e fazer hidratações toda a semana, Além de usar produtos finalizadores que contenham hidrantes e nutrientes, principalmente: Babosa (Áloe Vera), D-Pantenol (Vitamina A), Vitamina B5, Bepantol, Glicerina, etc.

Vamos hidratar?

  • Cabelos oleosos: Cabelos sem volume, colados a cabeça, e que ficam sujos rapidamente. Por terem bastante produção de óleo, a defesa contra danos (chapinha, descoloração, etc) é maior,. Em compensação estão mais sujeitos á caspa. Devem ser usados shampoos transparentes (podem ser coloridos, como os de bebê, mas devem ser transparentes) para manter a raiz mais livre de óleo. Devem ser hidratados também, mas produtos que não sejam shampoos, não devem chegar perto da raiz.

Vamos lavar bem essa raiz!

  • Cabelos mistos: São aqueles que tem a raiz oleosa e as pontas secas. A raiz fica colada na cabeça, e as pontas são volumosas. A melhor maneira de cuidar dos fios mistos é usar um shampoo transparente ou para cabelos oleosos, e passar um hidrante poderoso no comprimento. A indústria oferece produtos para cabelos mistos, mas sinceramente, eles nunca resolvem muita coisa.

Limpar a raiz e hidratar as pontas sempre!

Dica 1: Quando você quiser uma hidratação mais power, independente do seu tipo de cabelo, faça a primeira lavagem (e a segunda, dependendo do estado de ''sujidão'' do seu cabelo) com um shampoo transparente ou anti-resíduos. (mas use o anti-resíduos só uma vez no mês)

Aí você vai dizer: mas meu cabelo é seco que nem uma vassoura estropiada! Não vou fazer isso! 

Quem tem cabelo seco, só pode fazer isso a cada 20 dias, e depois do shampoo transparente, deve usar um shampoo perolado ou leitoso. 

  • Shampoos transparentes e anti-resíduos:  limpam, MESMO. Vão retirar todas as sujeiras e os produtos que você usou anteriormente, então seus fios vão estar ''pelados'' pra receber aquela hidratação power

  • Shampoos perolados ou leitosos: tem agentes hidratantes na fórmula, então servem mais para tratamento, e não limpeza.

Seguindo essa lógica, não tem essa de: Shampoo X / Creme Y parou de fazer efeito no meu cabelo. O que acontece é que seus fios estão entupidos de resíduos, então nada por mais caro que seja, vai fazer efeito.

Então aconselho a pelo menos uma vez no mês, pra quem tem fios secos, usar shampoos transparentes ou anti-resíduos.


Dica 2: quer potencializar o seu creme hidrante? Jogue uma tampinha de Bepantol líquido na porção de hidratante que você vai usar e se joga! Você com certeza vai notar a diferença!


Gostaram? Dêem sugestões nos comentários ou na página do blog!

Nenhum comentário: