sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Base facial

O que é, para quê serve, quais são os tipos e como usar.



Sei que muita, muita gente não tem o costume de usar base. Eu mesma nunca usava, porque nunca me interessei mesmo, o máximo que eu passava no rosto era um pó compacto e olhe lá! Mas eu não uso base todos os dias. Tem gente que usa, eu só uso quando vou sair a noite, ou quando tenho um compromisso importante, ou quando eu quero caprichar na maquiagem mesmo pra fazer carão por aí (quem nunca?). Até porque né gente, eu sou como a grande maioria que não passa o dia inteiro debaixo do ar condicionado, sejamos francos.



A base serve para uniformizar (deixar uniforme, por igual) o tom do seu rosto inteiro e para cobrir algumas imperfeições, manchas e espinhas. Dependendo da cobertura da base (baixa, média ou alta, vem escrito na embalagem) ela pode cobrir mais ou cobrir menos. Eu particularmente prefiro as de cobertura média a alta. Mas tenha cuidado! As bases mais pesadas podem deixar uma aparência pesada no seu rosto, fazendo com que você aparente estar usando uma ''argamassa''. E fica feio, pelo menos pra mim. Então você que é nova nesse assunto, aplique camadas leves, uma de cada vez, e aí você vai dosando quantas camadas você ainda quer ''construir'' no seu rosto.
 
É mais comum encontrarmos três tipos de base: líquida, em pó ea em creme (ou mousse)

As bases líquidas conferem uma aparência mais natural ao rosto, e são indicadas para os dias mais quentes (o ano inteiro em Manaus), é a mais fácil de aplicar, dá pra aplicar com os dedos ou com um pincel.Existem bases líquidas com efeito mate (para pele oleosas) e com efeito mais iluminador (para peles mais secas), você tem que observar na embalagem as indicações.




Base em pó: são mais indicadas para quem pele oleosa, pois ajuda a absorver o óleo da pele. Devem ser aplicadas com um pincel seco ou molhado (pra fixar melhor). Tem gente que usa a base líquida por baixo da base em pó. Isso faz a maquiagem durar mais, mas como disse antes, cuidado com a aparência de reboco!



Bases em creme/mousse/bastão: a maioria são mais indicadas para pele normais ou secas, se você quiser um efeito de mais hidratação. Proporcionam uma aparência mais luminosa, se você tem pele oleosa, fuja delas! Para aplicar, utilize um pincel ou uma esponja, usar as mãos nesse caso não funciona porque geralmente elas tem a textura mais grossa e aí você pode acabar aplicando de forma desregular em algumas áreas do rosto.


O grande truque na hora de passar a base é começar aplicando o produto no centro no rosto (nariz, ao lado do nariz, queixo, centro da testa) e depois ir ''puxando'' para os lados e espalhando no resto do rosto, se você perceber que a quantidade não cobriu tudo, aplique bem pouca base nas áreas onde não cobriu.

De nada adianta ter a base que cobre tudo, que deixa sua pele perfeita, se ela não é da sua cor de verdade. É muito importante que a base seja exatamente da cor do seu rosto. Tem gente que quando vai comprar base testa na mão, no pulso...nada disso! Teste a base no seu rosto! A base tem que sumir. E se ela não chegar a sumir? Se a base for de um tom bem próximo ao seu (que não fique muito claro nem muito escuro), tudo bem. A maioria das marcas brasileiras nem tem muita variedade de cores mesmo pra eu ficar exigindo isso de vocês né? O importante é não sair na rua usando uma máscara.

Kelly Osbourne na cor errada desfilando sua pele hepatite feelings. Nada legal hein?

Se você tem uma base mais potente e quer só dar uma uniformizada no tom da pele pro dia-a-dia, e não quer ter que comprar outra (dinheiro não dá em árvore!). Misture na mão um pouco da sua base com o seu hidratante preferido. (um hidratante pro seu tipo de pele, como eu disse aqui). Quanto mais hidratante, mais leve vai ficar a cobertura.

Então? Compliquei? Descompliquei? Querem vídeos? Fotos? Dúvidas e sugestões na nossa página, ou pelos comentários. Até mais!






Nenhum comentário: