quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cabelos coloridos - O Início

Esse post vai ser ENORME, mas vale cada linha, se você se interessa pelo assunto.


 Depois que eu pintei meu cabelo de roxo, várias pessoas me pediram para fazer um post a respeito. E antes de tudo eu quero salientar que se o seu cabelo estiver frágil, danificado, com muita química, NÃO FAÇA! E se mesmo assim você quiser arriscar, se prepare, porque para tratar depois você vai ter que ter PACIÊNCIA. Porque cabelo não fica lindo de um dia pro outro. O meu que era virgem, ficou ressecadíssimo, mas estou correndo atrás do preju.

Outra coisa que eu vou deixar bem claro é que: não adianta, PRECISA DESCOLORIR! A não ser que seu cabelo seja loiríssimo (e dependendo do loiro, você ainda vai precisar descolorir um pouco ou neutralizar)

Se seu cabelo for tingido de preto, amiga(o), desista. É quase impossível descolorir bem cabelos tingidos de preto.

Quanto mais claro estiver o cabelo depois da descoloração, mas vibrante ele vai ficar. Lembre-se disso!

Sobre o descolorante: Use um bom descolorante de uso profissional. Se você quiser poupar dinheiro e usar aqueles descolorantes de banho de lua, além do seu cabelo ficar muito detonado, você vai precisar descolorir várias vezes. Acredite, descobri da PIOR maneira. O estrago só não foi maior porque fiz nas pontas (e tive que cortar). O barato depois sai caro.

Sobre tintas:
  • Tintas fantasia. Algumas vendem no Brasil (Já vi em alguns salões e lojas de cosméticos), e a maioria é importada. Tintas assim...fixam melhor, e duram mais tempo.Mas, são mais caras que tintas convencionais.


  • Tintas alternativas: Eu uso Anilina de madeira em pó, encontrada em lojas de material escolar/construção (e antes que me perguntem, NÃO SERVE anilina para bolos e comidas em geral, nem pó de suco artificial, a não ser que você queira ganhar um cabelo mofado. Use somente a de madeira). Uso também, o Azul de Metileno (AM) e a Violeta Genciana (VG), esses dois últimos você encontra em farmácias. Eu prefiro as tintas alternativas porque são MUITO MAIS BARATAS, (cada item desses não custa mais de quatro reais), e como desbotam mais rápido, se o resultado ficasse ruim, seria fácil contornar o problema, e porque eu poderia adaptar a cor pra tons mais claros, ou mais escuros
Dito tudo isso, vamos aos trabalhos.

  • Para descolorir, você vai precisar de:
  1. Pó descolorante - eu recomento a Supermeches da Alfaparf, e Amend, descolore bem rápido (quanto menos tempo, menos agressão). Você encontra em lojas de cosméticos - Comepi, Shopping dos cosméticos, etc
  2. Água oxigenada - use no máximo de 30 volumes, pois a de 40 faz o mesmo efeito da água oxigenada de 30, só que destrói muito mais o cabelo. Eu uso a da Beauty Color, é boa e barata.
  3. Recipiente não metálico e pincel de cabelos

Misture uma parte de descolorante para duas de água oxigenada no recipiente até ficar bem homogêneo, depois aplique nos cabelos no sentido das pontas para a raiz (se você quiser pintar todo o cabelo ou fazer mechas) O couro cabeludo é quente então se você passar primeiro na raiz...seu cabelo vai ficar com cores diferentes na raiz e nas pontas, e aí a tinta vai deixar tudo machado.

Feito isso espere no MÁXIMO 40 minutos. Depois disso o descolorante não faz mais efeito, e fica só destruindo os fios.

Depois enxagúe muito bem os cabelos, para tirar todo o descolorante e depois tire o excesso de água com uma toalha

Antes de passar a tinta no cabelo todo, recomendo que você faça um teste de mecha, pra ter certeza que vai ficar da cor que você quer (isso impede que você se arrependa muito depois)

 Lembre-se que antes de pintar: proteja móveis e objetos com jornal, e use algo no rosto para evitar manchas. Tinturas assim mancham tudo e pra tirar depois, é muito chato.

  • Se você for usar tintas fantasia, é só passar com o pincel na área descolorida e esperar aproximadamente uma hora e depois lavar o cabelo normalmente.
  • Se você for usar tintas alternativas, você vai ter que preparar a tinta.
  1. A Anilina em pó deve ser diluída em um pouco de água morna. Assim você não deposita pedrinhas de anilina e evita manchas.
  2. O Azul de Metileno ou a Violeta Genciana devem ser amornadas, eu disse amornadas, não deve ficar quente (em banho-maria ou no microondas) para o álcool presente nelas evaporar. (álcool faz mal para os cabelos)
  3. Você deve separar uma quantidade suficiente para o cabelo de creme capilar BRANCO (qualquer tipo, desde que seja branco)
Você deve misturar a tinta (anilina, AM, VG) no creme branco de forma que fique homogêneo. A cor que esse creme ficar, é a cor que deve ficar no seu cabelo. Mais tinta no creme = cor forte, menos tinta no creme = cor clara/candy color.






 O processo de aplicação é o mesmo de outras tintas. Deixe por no mínimo uma hora também. Mas quanto mais tempo, mais fixação. Depois lave o cabelo como de costume e pronto.

Durante algum tempo, você vai manchar travesseiros, toalhas, roupas e azulejo do banheiro nas lavagens, mas nada que uma limpeza não retire. Use roupas escuras no início até você perceber que não está mais deixando rastros por aí.

Pintar com tintas alternativas é um pouco mais complicado porque requer que você vá dosando a quantidade, e dependendo da cor que você quer, exige que você misture outras tintas.

Se o cabelo ficou muito amarelado (amarelo ovo) na descoloração,  quando você passar a tinta:

Azul vai ficar verde;
Verde vai ficar amarelo;
Vermelho, vai ficar rosa ou laranja
Rosa vai ficar laranja

Pra evitar isso, você tem que neutralizar o amarelado com violeta genciana, mas lembre-se de não deixar mais de 15 minutos, senão seu cabelo vai ficar roxo.

Para neutralizar, misture mais ou menos 50g de creme branco com duas ou três gotas de VG. Passe começando pelas áreas mais amareladas e depois de alguns minutos (fique de olho) tire bem do cabelo.

Se você quiser escurecer o roxo, misture na tinta um pouquinho de azul (pode misturar a anilina com VG ou AM sem problemas, mas lembre-se de diluir/amornar). Fiz isso quando o meu cabelo ficou roxo claro e quis escurecer.

É isso, ficou enorme, mas acho que expliquei tudo. E calma que vai ter sim post de tratamento capilar. Dúvidas, perguntem nos comentários :)




4 comentários:

Jazz Mesquita disse...

Adoooro!!Valeu,heim!
Soh uma ultima pergunta,abigah: p neutralizar o amarelado.Como aplico a VG?Pq,infelizmente,meu cabelo vai ficar amarelado,jah q ainda tenho vermelho devil nele(66.6).

Anônimo disse...

Vou fazer uma update sobre isso ok?

furmiga disse...

óla gostaria de tirar uma ultima duvida, eu misturo a anilina diluida a violeta e o azul metileno mornos e o creme branco tudo junto e passo no cabelo?

Unknown disse...

Oi meu cabelo ta rosa e já ta desbotado será que consigo seu tom?