terça-feira, 4 de junho de 2013

O cronograma capilar

Alisou;

Descoloriu;

Pintou;

Fez escova

Passou chapinha, 
 
Fez progressiva;

Usou formol;

Fez o ''diabo a quatro'' na juba e ela não aguentou...


É nega... tá na hora de parar pra cuidar desse cabelo. E o importante é você saber que não existe milagre em pote quando se fala de cabelos. Mesmo. De verdade. Não vai ser um produto que vai salvar seus fios, e a rehab deles, não vai ser do dia pra noite não. Então, por mais agoniante que seja, você vai ter que ter paciência e disciplina pra fazer tudo certinho.

O cronograma capilar é constituído de três etapas que trabalham a saúde dos fios de dentro pra fora. Então elas tem uma ordem e um tempo a serem executadas, são elas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução

E eu já falei a fundo de hidratação, já falei de nutrição e também de reconstrução!

A hidratação poe água dentro do fio, deixando ele suave e macio.
A nutrição repõe a barreira lipídica do fio, pra impedir que a água da hidratação se perca, deixando o cabelo brilhoso, maleável e com peso.
A reconstrução repõe as proteínas do cabelo perdidas nos processos danosos. É ele quem deixa seu cabelo com massa e forte.


O que isso tudo significa? Que não adianta nutrir seu cabelo se ele não tem água suficiente para absorver a nutrição e manter a hidratação, e que não adianta reconstruir o cabelo se ele não for nutrido e hidratado suficiente para manter a maleabilidade, ou então a reconstrução irá endurecer o fio e causar quebra. (Quem faz progressiva com queratina, evite a reconstrução hein! Excesso de queratina quebra o cabelo)

 O cronograma em geral é composto por esse esquema:

1º Semana - Hidratar - 2 dias sem lavar - Hidratar - 2 dias sem lavar - Nutrir - 2 dias sem lavar
2º Semana - Hidratar - 2 dias sem lavar - Nutrir - 2 dias sem lavar - Nutrir - 2 dias sem lavar
3º Semana - Hidratar - 2 dias sem lavar - Nutrir - 2 dias sem lavar - Reconstruir - 2 dias sem lavar

Ao final da terceira semana, você volta pra primeira semana e mantém esse ciclo

Se você não consegue ficar dois dias sem lavar o cabelo, você pode ficar um dia sem lavar pelo menos. Mas ao fazer a reconstrução (principalmente se ela utilizar secador e chapinha), você não pode lavar os fios por pelo menos 48 horas.

Conforme você for fazendo, você vai notar as melhoras, como seu disse, é preciso paciência.


Dicas:

  • Você pode adaptar esse cronograma conforme o problema do seu cabelo. Se ele esta ressecado, faça mais hidratações. Se ele está opaco ou duro, faça mais nutrições. 
  • Nunca faça mais de uma reconstrução por ciclo. Mesmo se a necessidade do seu cabelo for ganhar massa. Excesso de proteína = cabelo duro, que pode até quebrar.
  • Leave-in, Creme para Pentear, Reparador de Pontas, Shampoo, Condicionador, não servem como tratamento em nenhuma etapa do cronograma. A quantidade de agente neles é muito pequena pra tratar alguma coisa.
  • Nunca se esqueça de ler os rótulos pra identificar o que você está comprando. A maioria dos produtos com ''nutrição'', ''reparação'', não passa de hidratação.
  • Cuidado com parafinas liquidas e petrolatos, elas não tratam, só encapam e maquiam os fios.

E quanto tempo dura o tratamento? Isso depende do estado do seu cabelo. Mas, pra quem vive agredindo os fios...esse tratamento é eterrrrrrrrrrrrrrrrno. Isso não significa que você não pode parar. Significa que você fazer as etapas com intervalos maiores.

Nenhum comentário: