segunda-feira, 29 de julho de 2013

O que é bonito pra você?

Hoje quase esse post não sai! (internet ruim), mas vamos conversar um pouco?

Nem todo mundo nasceu dentro dos padrões de beleza impostos pela sociedade. Mas estar fora desses padrões não significa falta de beleza, significa que você não saiu de uma linha de produção.


Ter mais curvas, não significa que você é desleixada ou feia. Todos temos nossas peculiaridades. Não somos obrigadas a vestir 38, viver de salto alto, ter cabelos lisos ou a pele clara. Num país onde o povo se constitui da mistura de várias culturas, não faz sentido e ainda soa muito hipócrita que você não é bonito só porque não é igual a Gisele.

Beth Ditto é a vocalista da banda Gossip (banda muito boa, aliás). Ela tem uma voz poderosa, e apesar de não vestir 38, não se acha pior que ninguém. Ela não só é vaidosa, como arrasa nas suas produções. Ela tem personalidade. Beth não se importa em fazer parte do aceitável, ela se importa em se sentir bem consigo mesma, em se gostar.

(delineado poderoso!)

Beth não está nem aí para regras. Não se limita ao preto, nem muito menos deixa de usar o que quer.


Mas os padrões estéticos não se limitam só ao seu peso, claro. No cenário metalhead, é muito comum que todos achem lindo o biotipo europeu ou norte-americano. Cantoras como Simone Simons, Tarja Turunen são tidas como exemplos de beleza, e óbvio, elas são realmente lindas! Mas a partir disso, fica sub estabelecido que você só é bonita se tiver pele clara e for ruiva. O que convenhamos, não é a minha realidade, nem a de muitas. Sou descendente de índios, nunca vou ter semelhanças físicas com europeus, por exemplo. E eu não acho isso ruim. Porque se eu achar ruim, teria vergonha de quem sou, e de onde eu vim. E o que seria eu, se não mais uma pessoa manipulada pela mídia, cuja maturidade intelectual não consegue ultrapassar a aparência?


Isso não se aplica somente as meninas. Tem tanto rapaz querendo ter aparência de músicos de bandas nórdicas, que só elogia e só é capaz de achar algo belo se for algo relacionado a esse padrão. Não estou dizendo aqui que sou contra você ouvir bandas de outros países, de outras culturas, longe de mim. Mas ter isso como o único exemplo de beleza, menosprezando e ignorando algo que é tão belo, e tão nosso... enfim.

Alexis Brown - Straight Line Stitch


Tirando a aparência um pouco do foco: não adianta nada ser magra, ter cabelo liso, pele clara, e não ter cultura, não ter opinião, viver do senso comum, não conseguir ler e escrever, não saber apreciar o mundo e as outras pessoas, e se importar apenas com o que você veste, com status e aparência. Não seja um ser humano vazio, seja bonito do seu jeito, mas tenha o que oferecer!


Bem, hoje é isso! Sintam-se lindas! (e lindos)

Nenhum comentário: