segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Resenha: Flores Raras

Eu poderia comentar sobre a semelhança dos posteres, mas não vou


Pra começo de conversa, Flores Raras não é um filme nacional PONTO. Não pra mim.

O diretor é brasileiro, PARTE da equipe de produção é tupiniquim, mas o FILME não é e nem parece um filme nacional.
Digo isso por não se sentir essa "nacionalidade" no filme. É um filme adulto, maduro e com certa profundidade.

"Ah, é o filme das lésbicas!" 
Não, e nem das "machudas" como já ouvi. 
É um filme de amor, sentimentos e "perdas" como diz o próprio diretor.

Assim como em "Somos tão Jovens" assuntos proeminentes aos fatos reais em que se baseiam a historia, como homosexualismo e drogas (no caso de Somos tão Jovens) são elementos profundamente presentes mas nem de longe são foco.

Em Flores Raras, Lota (Glória Pires) e Eowyn... Digo... Elizabeth (Miranda Otto) são sim lésbicas, mas qualquer uma das duas poderiam ser um homem e a historia teria a mesma razão de existir.

O foco é sim nas personagens, no romance.

Visualmente, como disse logo acima, não é um filme brasileiro. Mesmo sendo um drama não temos nada "dramático" visualmente, tudo na medida, nenhuma cena "artisitca" demais como é comum em filmes nacionais do genero, a historia se encarrega de prender você ao enredo.

O filme é lindo, o cenário principal é a casa de campo de Lota, muito verde, flores (claro) e natureza.

As interpretações são sem duvida ótimas. Miranda Otto, sem comentários.

Agora, Glória Pires me deixou em dúvida. Ainda não sei se foi a personagem, o por estar contracenando com alguem como Miranda mas em vários momentos ela parece estar longe da cena, discalibrada com o que realmente esta acontecendo. Ela é sem duvida uma otima atriz, uma das melhores na monha opinião, mas faltou algo pra ela nesse filme.

Flores Raras é um filme diferente, merece a chance de ser apreciado, e quem conhece e gosta do Rio de Janeiro, acaba descobrindo parte da motivaçao de certos detalhes de um dos parques da cidade.

Recomendo.

PS.: OK! Quem me conhece sabe que nem de longe esse é meu tipo de filme, mas acabei me desafiando a assisti-lo. E... Acabei me surpreedendo.

PS2.: Quanto aos pôsteres, escreverei sobre eles em breve, aguardem!

PS3.: É sem dúvida um ótimo console, esperemos o 4.